The Notícia

Copa América e outros campeonatos abrem vazio na grade da Globo e do SporTV

A ausência da Copa América 2021 na programação dos canais do Grupo Globo tem chamado atenção. O torneio sul-americano de seleções está com transmissão pelo SBT, canal de pouca tradição esportiva e jornalística que, apenas recentemente, começou a investir em direitos de eventos de futebol. Ao longo dos últimos anos, a Globo já havia abandonado outras competições importantes do esporte mais popular do planeta.

As receitas obtidas com os anúncios durante as partidas compensam os investimentos feitos pelo grupo carioca. Os sites de aposta, por exemplo, tem sido anunciantes frequentes em eventos esportivos.

Com o gosto dos brasileiros por futebol, o hábito de apostar em palpites de futebol está cada vez mais disseminado no Brasil. Para isso, basta utilizar um código bônus bet365 2021, que oferece vantagens exclusivas para os apostadores.

A vitória do SBT na disputa pela transmissão da Copa América advém de um mal-estar criado entre a Globo e a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) em torno da Copa Libertadores.

No ano passado, diante da queda de receitas provocada pela pandemia da covid-19, a Globo decidiu rescindir o contrato de transmissão da Libertadores e, assim, deixar de pagar US$ 600 milhões por ano. Os direitos sobre o torneio de clubes foram, então, negociados com o SBT até 2022.

Já em 2021, a Globo chegou a pedir perdão à Conmebol para obter os direitos sobre a Copa América 2021 e sobre a Libertadores a partir de 2023, segundo o site Notícias da TV. A entidade, no entanto, recusou a oferta do grupo carioca.

Na TV por assinatura, a Copa América é transmitida pela ESPN e pela Fox Sports, canais de propriedade da Disney.

A questão dos direitos de transmissão colocou mais lenha na fogueira na polêmica sobre a realização da Copa América no Brasil. O governo argentino se recusou a sediar a competição por causa da situação da pandemia na Argentina, e o Palácio do Planalto aceitou receber o evento com apenas duas semanas de antecedência – mesmo com a situação da covid-19 no Brasil estar ainda pior que no país governado por Alberto Fernández.

Defensores do presidente Jair Bolsonaro afirmam que a Globo está fazendo uma cobertura crítica à Copa América como retaliação à perda dos direitos de transmissão. Porém, a CNN Brasil, que não transmite eventos esportivos, adota o mesmo tom que a Globo em relação à Copa América.

Outros eventos

Além da Copa América e da Libertadores, a Copa Sul-Americana também está fora da alçada da Globo. A ausência das duas competições de clubes da América do Sul abriu um vazio nas programações do SporTV. Porém, o Grupo Globo possui os direitos sobre a Eurocopa, que está recebendo ampla cobertura do SporTV. O Jornal Nacional tem exibido diariamente os gols do torneio europeu e, em algumas edições, reportagens mais profundas.

Os Jogos Olímpicos de Tokyo, que começam no fim de julho, também serão transmitidos pelo grupo carioca. Apenas na TV aberta, a Globo promete mais de 200 horas de cobertura. O SporTV vai abrir dezenas de sinais online, assim como foi feito durante a Rio 2016.

Quando aos campeonatos estaduais, a Globo transmitiu a maioria em 2021, entre eles o Paulista, o Gaúcho e o Mineiro. O Carioca, porém, ficou com a Record. A Uefa Champions League, que até alguns anos atrás era transmitida pela Globo, estará com o SBT na próxima temporada.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.

Categorias:
Televisão