The Notícia

O que fazer para lidar com o medo de investir?

Ainda que este tipo de ação seja interessante para grande parte das pessoas de um país, lidar com o medo de investir é uma realidade de muitos. Afinal, o dinheiro é obtido através de muito trabalho e perdê-lo não é o desejo de ninguém.

Mesmo que estes possam angariar lucros interessantes para aqueles que se aventurarem em um mercado de ações, a imagem de perder aquilo pelo qual tanto batalhou chega a ser aterradora.

Por este motivo, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, algumas formas de não apenas lidar com o medo de investir, mas ter total capacidade de vencê-lo, permitindo abrir múltiplas portas em sua vida. Aproveite e boa leitura!

Medo de investir é muito comum

Diversos trabalhadores em nosso país já escutaram falar em bolsa de valores ou investimentos. Mas muitos deles pouco se interessaram em aprofundar tal conhecimento sobre este campo.

Afinal, para estes, o dinheiro colocado em ações que não sejam negócios 100% garantidos é um risco que não vale a pena. Sem quaisquer pesquisas de mercado, estes fazem prontamente a recusa de tal oportunidade.

O valor do próprio dinheiro é algo que todos temos de ter. Entretanto, investir está longe de ser dinheiro usado de maneira errônea. Quando feito de maneira certa, este ato pode se tornar um meio rentável para muitos.

Afinal, não é atoa que existe um mercado de investidores e, em conjunto, especialistas nesse que já desempenham suas funções no mesmo a anos. Se o mesmo fosse prejudicial, então por que teriam pessoas inseridas no cenário?

Para os mais leigos, tal mercado é inacessível ao depender da sua classe. Investir é coisa de “gente rica” e somente pode ser feito por tais. O que, para todos aqueles que nos acompanham, sabemos que não é verdade.

Qualquer pessoa que possua um valor mínimo pode aplicar seu dinheiro em alguma área mercadológica, tendo a necessidade de, previamente, apenas pesquisar e entender qual a situação do setor e se este é agradável para seus propósitos.

Se você se interessa em investir, mas ainda possui medo do que pode lhe acontecer, apresentaremos algumas ideias que podem ser usadas para lidar com tal adversidade, tornando-o capaz até mesmo de curá-la. Ao começar por:

Educação financeira afasta o medo de investir

Em geral, o ser humano possui tanto curiosidade quanto temor daquilo que pode ser desconhecido. Em alguns casos, a pessoa até desenvolve uma série de preconceitos apenas por que ela não é capaz de entender completamente do que aquilo se trata.

E são essas falsas ideias de prejuízos que acabam por se tornar verdades absolutas nas cabeças daqueles que desconhecem do que realmente se trata investir, e como tal ação pode ser benéfica em sua vida.

Para que evite tal prejuízo, é preciso que a pessoa busque orientação financeira. Aulas de economia ou conhecimento da área de finanças é algo que todos deveriam ter, uma vez que envolve mais áreas do que apenas investimento.

Ainda sim, grande parte da população, por não ter acesso a este tipo de conhecimento, acaba por deixar de lado ou criar um certo receio deste tipo de assunto, fazendo se afastar de diversas oportunidades.

Entretanto, ao pesquisar e buscar entender um pouco do que se trata, aos poucos, você irá compreender o quanto este é vantajoso, ainda que existam seus contras.

Outra ideia interessante é ler obras de alguns economistas ou de pessoas que possuem sucesso na área. Assim, uma outra perspectiva desta pode ser obtida, instigando a curiosidade sobre a mesma.

Separar o dinheiro para esta finalidade é uma ótima iniciativa

O caminho para perder tal sentimento pode ser longo. Entretanto, nada o impede de já separar alguma quantidade de valor para que possa colocar em alguma área quando a coragem surgir.

Mesmo que esteja apenas no período de busca, deixar recurso suficiente já separado e destinado para este o deixará mais próximo do ato em si. Quando a oportunidade surgir e você julgar que possui conhecimento suficiente, estará pronto para tomar a ação.

Diversifique investimentos

Outra forma interessante para se perder o medo é a diversificação de investimentos. Diversas são as áreas que existem no mercado para se aplicar, e cada uma oferece uma relação de risco/ recompensa diferente.

Logo, ainda que uma não lhe traga o resultado esperado, no começo, uma aposta segura é colocar seu dinheiro em duas( ou mais áreas distintas) dividindo a cartela entre ações mais estáveis e aquelas que possuem uma grande chance de falha, mas com um alto retorno.

Perder o medo de investir é aos poucos

Ainda que as dicas citadas acima ajudem durante este processo, é preciso entender que tal mudança apenas virá com o tempo. Entretanto, nada o impede de começar a colocá-lo em movimento na sua vida.

E para lhe ajudar na sua mudança, a CashMe, fintech do grupo Cyrela, oferece ótimos valores em crédito para aqueles que desejam iniciar a vida de investidor. O crédito com garantia de imóvel tem se destacado no mercado em favor de seus juros baixos e longo prazo para pagamento, o que garante ao consumidor maior segurança e estabilidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.

Categorias:
Sem categoria