The Notícia

Está preparado para o Brasileirão 2021?

No Brasil, o futebol é de longe o esporte mais popular, além de ter muitos dos melhores jogadores e times do mundo e de ser uma das seleções mais respeitadas. O esporte foi introduzido no Brasil por Charles Miller, jovem brasileiro de pais escoceses, que depois de uma viagem à Inglaterra, onde estudou e formou parte das ligas de futebol inglesas, voltou e trouxe com ele a paixão pelo futebol. Embora já tivessem sido fundados clubes e já se jogava futebol nas comunidades inglesas , Miller trouxe com ele livros de regras oficiais do esporte e equipamento e ajudou a difundir e formalizar a prática do esporte em São Paulo. Em 1888 foi fundada a primeira equipe brasileira de futebol, o “São Paulo Athletic Club”. O Corinthians foi o segundo time de futebol formado em terras brasileiras, depois de 1910.

Breve História do Brasileirão

Antes de 1971 existiam dois torneios: o “Taça Brasil” e o “Roberto Gomes Pedrosa”, entre os anos de 1959 e 1970, que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também considera como campeonatos brasileiros, o atual Campeonato Brasileiro, o “Brasileirão” foi criado em 1971.

A primeira edição do atual Campeonato Brasileiro foi realizada em 1971 e o Atlético-MG foi o primeiro campeão do Brasileirão. Depois disso, a competição passou por algumas mudanças. Desde 2003, o campeonato é disputado por pontos corridos, sendo o Corinthians o clube que mais ganhou taças desde então.

O campeonato brasileiro de 2020 terminou em fevereiro de 2021. Depois de uma disputa que deu briga até o final, o título brasileiro do ano passado, foi para o Flamengo, e o time Rubro-Negro acabou sendo bicampeão consecutivo por segunda vez e conquistou seu nono título neste campeonato e pertence ao pódio dos que mais vezes foram campeões. Agora, em 2021, o Brasileirão chega a uma nova edição.

Brasileirão 2021

A data prevista para o início do Brasileirão 2021 será no mês de maio, segundo determinação da CBF, depois de acabarem os campeonatos regionais em todo o país. A CBF determinou uma nova regra para este campeonato brasileiro de 2021, que consiste em que um time não poderá demitir mais de um técnico, e isto impactará no planejamento dos clubes. Em 2021 se uma equipe demitir um treinador mais de uma vez, deverá substituí-lo com pessoal técnico que já esteja no time com no mínimo 6 meses de casa.

Segundo levantamento feito no site da Confederação Brasileira de Futebol, podemos ver os 5 melhores desempenhos quando tomamos estes indicadores do campeonato do ano passado medidos por: Aproveitamento, vitórias, derrotas, ataques, defesas e saldo de gols

Confira os melhores desempenhos dos times do Brasileirão 2020:

Aproveitamento

São Paulo – 68%

Flamengo – 59%

Atlético-MG – 59%

Grêmio – 57%

Palmeiras – 55%

Vitórias

Atlético-MG e São Paulo – 13

Flamengo – 12

Fluminense – 11

Palmeiras, Grêmio, Inter e Santos – 10

Ceará, Athletico e Bahia – 8

Menos derrotas

São Paulo – 2

Grêmio – 3

Flamengo e Palmeiras – 5

Internacional e Santos – 6

Atlético-MG e Fluminense – 7

Melhores ataques

Atlético-MG – 43 gols marcados

Flamengo e São Paulo – 38

Santos – 36

Internacional – 35

Ceará e Fluminense – 34

Melhores defesas

São Paulo e Grêmio – 20 gols sofridos

Fortaleza– 21

Palmeiras – 23

Internacional – 24

Fluminense – 26

Saldo de gols

São Paulo – 18

Atlético-MG e Grêmio – 12

Internacional – 11

Palmeiras – 10

Fluminense – 8

Já tem o seu prognóstico para o próximo Brasileirão?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.

Categorias:
Sem categoria