The Notícia

O que considerar na busca de um apartamento para locação em São Paulo?

As incontáveis opções de apartamentos para locação, principalmente em São Paulo, podem gerar uma série de dúvidas sobre quais aspectos principais precisam ser analisados antes de tomar a decisão final.

Planejar e realizar a famosa listinha de prós e contras pode ser a melhor amiga na hora de visitar os imóveis. E para te auxiliar nesse desafio, preparamos alguns tópicos essenciais que devem ser considerados antes de alugar um apartamento. Confira!

Necessidades pessoais

É fato que o ambiente influencia muito em nosso dia a dia, por isso, é muito importante considerar as suas necessidades pessoais quanto ao seu novo lar, e tirar a mentalidade de “se é alugado não é meu”. Você estará pagando por um local em que passará a maior parte do seu tempo ou boa parte dele. Um bom exercício é se imaginar morando naquele imóvel ao visitá-lo. 

O desejo de morar sozinho é unânime entre muitas pessoas. Está saindo da casa dos pais? Irá se mudar para uma nova cidade? Vai dividir o apê com algum amigo? Então, algumas perguntas precisam ser respondidas, tais como: O seu trabalho é presencial? Se sim, o acesso a ele será fácil? Se não, é uma região com boa conexão de internet? Você é do time de gostar de estar próximo de vias movimentadas? Ou precisa de um lugar tranquilo? 

Aqui é o momento ideal para refletir sobre a sua qualidade de vida e os seus interesses a pequeno e médio prazo. 

Estrutura do imóvel

Um ponto importante (e se não o mais importante) é quanto ao estado de conservação do imóvel e a estrutura que ele oferece. 

Em São Paulo, principalmente na região central, é perceptível, tanto por dentro quanto por fora, que muitos prédios são construções antigas, e consequentemente a sua estrutura interna também oferecerá uma arquitetura não tão moderna. Vale ressaltar aqui que se você busca morar no centro de São Paulo terá que verificar quanto às instalações hidráulicas e elétricas da construção. Muitas vezes, mesmo por ser antiga, pode ter sido restaurada recentemente e somente preservada a sua estética dentro do estilo vintage.

Uma ótima opção para quem não passa muito tempo dentro de casa são os studios. A maioria das construções com esse tipo de acomodação estão localizadas em condomínios mais novos e contemporâneos, e muitas vezes sendo próximos de estações de metrô. Ou seja, a probabilidade de ter problemas com infraestrutura é bem menor.

Regiões valorizadas

A cidade de São Paulo é bem abrangente para todos os tipos de gostos, e cada cantinho atende públicos específicos.

É provável que você já tenha um bairro em mente, ou aquele lugarzinho dos sonhos, mas saiba que cada local tem a sua particularidade de valor e esse é um ponto crucial que dará o start na sua busca de imóveis.

O melhor a se atentar é quanto ao prazo de locação, o que em muitos dos casos definirá o quanto tempo você ficará morando naquele imóvel, já que não há um prazo máximo para um contrato de aluguel, conforme a Lei do Inquilinato.

E aí, já tem um caminho a ser trilhado na busca do seu novo lar? Você pode começar pesquisando em sites de imobiliárias referências no Brasil. Tenho certeza que o seu cantinho dos sonhos estará por lá.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.

Categorias:
Notícias