The Notícia

Guia completo para lavar roupa de bebê e remover manchas difíceis

Bagunça com a papinha? A roupinha manchou de leite? Cleanipedia juntou as melhores dicas na hora de lavar roupa de bebê, inclusive fraldas reutilizáveis!

Remover manchas é, talvez, uma das partes mais difíceis na lavanderia e quando se trata de roupas de bebês, as soluções precisam ser compatíveis com a pele sensível dessas crianças. Portanto, produtos com muitos aditivos químicos estão fora de questão.

Então, como lavar e remover manchas das roupas de bebê?

Para ajudar pais e mães, o portal Cleanipedia, referência em cuidados com roupa de bebê, montou um guia completo com diferentes métodos para remover manchas, junto com soluções caseiras e produtos seguros para o bebê, e até como higienizar fraldas reutilizáveis de pano. Confira!

Como remover manchas da roupa de bebê deixando de molho

Para manchas de xixi e cocô, deixe a roupa de molho na água fria com vinagre branco. Depois, aplique um pouco de sabão na mancha e esfregue suavemente. No caso do leite ou saliva, siga o mesmo procedimento, mas sem adicionar o vinagre na água.

Essas são as manchas mais comuns. Já com a introdução alimentar, surgem novas experiências e, você adivinhou, novas manchas! Mesmo assim, não tem necessidade de usar produtos mais pesados.

No caso das manchas de papinhas e de frutas, basta deixar a roupinha de molho na água com sabão neutro. O segredo está em um enxágue caprichado, para não ficar nenhum resíduo de produto no tecido. Para manchas de frutas mais difíceis de remover, confira o guia rápido abaixo:

Quais produtos usar para lavar roupa de bebê?

A melhor opção é um sabão desenvolvido especialmente para lavar roupas de bebês. Estes são testados dermatologicamente e aprovados por pediatras, além de possuírem pH neutro e fragrâncias suaves.

Além deles, ao contrário do que muitos pensam, você também pode usar um amaciante para lavar a roupa do bebê. Basta escolher um produto hipoalergênico e delicado para peles sensíveis. Deixar a roupa do bebê macia é essencial para o seu conforto, e o amaciante alinha as fibras do tecido.

E se você não sabe como lavar roupa de bebê para ficar cheirosa, saiba que o segredo está no amaciante. Lembre-se apenas de usar a quantidade certa do produto e sempre seguir estes cuidados na hora de lavar roupa de bebê:

Como lavar roupa de bebê na máquina?

Com um bebê para cuidar em casa, cada segundo é valioso. Para ajudar na rotina, pais e mães podem sim lavar a roupa do bebê na máquina! Confira o passo a passo:

1. Escolha o menor ciclo ou, se tiver, para peças delicadas;

2. Use um saco protetor de roupas ou uma fronha, presa com um nó na ponta, para lavar peças mais delicadas;

3. Separe as roupas por cores;

4. Adicione o sabão no dispenser da máquina na quantidade indicada na embalagem.

Inclusive, você pode lavar até as fraldas reutilizáveis na máquina. Apenas cuidado com a temperatura da água se a sua máquina tiver a opção, pois a água muito quente pode danificar a camada impermeável do exterior da fralda.

Para secar as roupas, escolha um dia quente e deixe as roupinhas coloridas à sombra. As brancas e a fralda podem secar sobre o sol, já que não correm o risco de ficarem desbotadas. Por fim, não há necessidade de passar as fraldas reutilizáveis e caso passe as roupinhas do bebê, vire-as do avesso e passe apenas um lado.

Lavar bem as roupinhas do seu bebê é importante para cuidar da pele delicada do bebê, produtos mais pesados podem despertar algum tipo de alergia. E não só, se mantê-las em bom estado, pode passá-las para frente, já que o seu pequeno logo não será tão pequeno!

No portal Cleanipedia você tem acesso a centenas de artigos sobre cuidados com a casa e limpeza, mas também de sustentabilidade, dicas focadas no bem-estar da família e filhos, além de técnicas de customização de roupas e soluções ecológicas para a sua casa. Um lar mais sustentável é bom para sua família, como também para o planeta!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.

Categorias:
Notícias