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7 dicas para seu negócio se destacar nas redes sociais

Para se destacar nas redes sociais não basta postar, é preciso investir em qualidade e ter um planejamento.

Chegar ao consumidor se tornou muito mais fácil com a internet, isso porque a interação é muito maior.

Se destacar nas redes sociais virou quase uma obrigação, afinal, existem muitas empresas concorrentes.

Aparecer para o público exige algumas estratégias, e não basta apenas criar um perfil e esperar que tudo aconteça. É preciso planejar e criar ações que proporcionem resultados.

Veja como seu negócio pode se destacar nas redes sociais.

1. Defina a persona

As publicações para se destacar nas redes sociais precisam ser direcionadas a um público. E entender quem ele é se torna essencial

Saiba a localização dele, idade, gênero, renda, preferências e outros. Quanto mais dados tiver sobre ele, conseguirá montar estratégias que sejam focadas. As estratégias terão embasamento para serem adotadas.

2. Entenda as opções para se destacar nas redes sociais

As redes sociais não param de surgir, porém, elas têm públicos e recursos diferentes. Entenda como cada uma funciona e qual o objetivo dela.

O Linkedin é direcionado ao mercado de trabalho, por isso, lá não é local de divulgar produtos para vendas diferente do Instagram que permite a empresa ter um perfil mais comercial e anunciar os produtos.

Isso quer dizer que não é preciso estar presente em todas as redes sociais, apenas aquelas que sejam relevantes para o negócio. Além disso, pode ser necessário adotar estratégias diferentes para cada uma delas.

3. Mantenha a frequência e qualidade nas postagens

Imagem: Freepik – Wondershare

É preciso publicar conteúdo com certa frequência, a melhor maneira de conseguir isso é criando um calendário editorial.

Ao garantir pelo menos uma postagem por semana, o perfil fica ativo e as chances de atrair são maiores. Entretanto, existe um ponto de atenção: à qualidade.

Não adianta apenas postar por postar, é preciso investir em conteúdo que seja relevante. Além disso, ele deve ser profissional.

Por exemplo, se for editar vídeos pode usar um dos melhores softwares de edição de vídeo.

A plataforma do Filmora é fácil de usar, não exige grandes conhecimentos e gera conteúdo de alta definição. Você pode criar vídeos, tirar o fundo na hora de editar, editar vídeos em tamanhos menores e em formatos corretos para cada rede social e muito mais.

No próprio site pode conferir tutoriais que vão ajudar seu negócio a se destacar muito mais.

4. Gere engajamento

Se destacar nas redes sociais pode significar ter muitos seguidores, converter as vendas e gerar engajamento.

É preciso fazer o público interagir e não ser apenas um mero espectador. As postagens devem ser amigáveis para que levem a uma ação que pode ser uma curtida, compartilhamento ou comentário.

Além disso, se forem feitas perguntas nas redes sociais, responda o mais rápido possível, os negócios que se destacam fazem isso em até 24 horas.

5. Fique atualizado

O seu negócio deve acompanhar as tendências para saber tudo o que está acontecendo. Um meme pode virar febre em apenas alguns dias e isso pode ser usado para atrair a atenção.

Por exemplo, para vender no Instagram, você tem que usar técnicas diferentes do que no Facebook ou outro canal.

Fique inteirado de tudo o que acontece nas redes sociais e tire proveito disso. Use como estratégia o que está fazendo sucesso ou se tornou um viral. Isso chama bastante atenção, mas nada de copiar o que foi feito pelos concorrentes.

Use o que é tendência e coloque um toque da sua marca para que não pareça algo copiado e sem criatividade.

6. Saiba gerenciar as crises

Um cliente insatisfeito pode fazer uma reclamação nas redes sociais e desencadear uma série de outras reclamações.

A fim de evitar que problemas como esses aconteçam é preciso gerenciar as crises. Ao menor indício de problema, busque intervir apresentando soluções e revertendo a satisfação dos consumidores.

Essa não é uma tarefa fácil, mas as crises devem ser gerenciadas no início para não ganharem grandes dimensões.

7. Monitores os resultados

Sempre mensure se está conseguindo se destacar nas redes sociais e quais resultados estão sendo conseguidos.

Avalie quais posts geram mais cliques, melhores horários de publicação, número de visitas e outros. Essas análises ajudarão a identificar se as estratégias estão funcionando ou precisam ser revistas.

Se aprofunde nos indicadores e verifique a quantidade de reclamações que foram resolvidas por esse canal, a economia com as ações de marketing e até mesmo a fidelidade dos consumidores.

Se destacar nas redes socais é uma tarefa que exige um trabalho contínuo e não é conseguido de um hora para outra. É preciso acompanhar os indicadores e investir em conteúdo de qualidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.

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