The Notícia

5 dicas para ser mais produtivo nos estudos e no trabalho em casa

Confira algumas atitudes simples que podem aumentar seu nível de produtividade nas tarefas escolares e de home office.

Na mesma medida em que o “novo normal” permitiu que certos hábitos pudessem ser retomados, como atividades presenciais nas áreas de educação, lazer, etc., o pós-pandemia deixou um legado de novas práticas que vieram para ficar.

O trabalho remoto, ou home office, e os cursos e videoaulas à distância fazem parte das medidas adotadas em virtude da pandemia do COVID-19 que devem continuar a fazer parte da realidade dos brasileiros.

O modelo de trabalho remoto, por exemplo, foi bem aceito entre gestores e empresários. Segundo pesquisa citada pela CNN Brasil, do total de 300 líderes de empresa entrevistados, 74% são a favor da implementação de equipes compostas por colaboradores em regime presencial e em regime remoto.

O cenário vantajoso para gestores e para a parcela dos funcionários que apreciam trabalhar em casa também traz alguns desafios como manter o foco e os níveis de produtividade diante das tarefas inerentes à vida doméstica. O mesmo é válido para estudantes.

Para lidar com tais dificuldades, implementar determinadas atitudes na rotina de estudo e de trabalho pode trazer resultados positivos. Confira algumas delas a seguir.

Aumente a produtividade em casa com 5 medidas simples

Se você estuda e/ou trabalha no mesmo ambiente em que mora, experimente adotar essas estratégias de produtividade:

  1. Organize sua rotina de trabalho

Imagem: Freepik | EdrawMax

A adição de novas tarefas à rotina ou ao fluxo de trabalho é algo corriqueiro para colaboradores em regime de home office. Para incorporar as novidades de forma mais efetiva e fácil, é interessante utilizar recursos de visualização como diagramas e fluxogramas.

Eles são quadros que permitem o planejamento e a organização das etapas necessárias para realização de projetos, tornando-as mais “palpáveis” ao representá-las visualmente.

Mesmo quem nunca criou um fluxograma pode experimentar essa técnica de ordenar ideias e tarefas. Basta aproveitar um software de fluxograma, como o EdrawMax, que fornece uma vasta gama de modelos prontos para serem personalizados de acordo com a necessidade do usuário.

Em adição, o software disponibiliza uma biblioteca com símbolos, elementos importantes para construir um diagrama ou fluxograma com apelo visual e, consequentemente, útil.

Uma dica é utilizar símbolos com cores e formas diferentes para representar as etapas principais ou urgentes do fluxo de trabalho. Essa estratégia também serve para criação de planos de estudos e outros fins educacionais.

  1. Vista-se para trabalhar ou estudar

A dica pode parecer esquisita, porém o conceito é simples: vestir-se como se fosse trabalhar presencialmente ou ir assistir à aula na faculdade.

Isso porque permanecer de pijamas enquanto estuda ou realiza as tarefas do trabalho é uma atitude que não contribui para a criação de uma rotina benéfica, tampouco para o início de um dia produtivo.

O ideal é começar o dia da forma mais próxima possível à rotina de trabalho ou estudo normal. Portanto, se o hábito era despertar, tomar café, vestir uma roupa casual e ir para o trabalho, tente fazer isso em casa.

  1. Abrace a tecnologia

Retomando a adoção de recursos tecnológicos abordada na primeira dica, além de criar diagramas e fluxogramas, um software de organograma e de outras ferramentas como mapas mentais, infográficos,etc. pode facilitar a prática de estudo e trabalho em casa.

Aplicativos para dispositivos móveis focados em produtividade, organização de datas e eventos também são bem-vindos para facilitar a rotina de quem faz home office ou ensino à distância.

  1. Minimize as distrações

Barulhos externos, interrupções feitas por familiares e todas as distrações presentes no mundo virtual são obstáculos que todo estudante ou trabalhador em regime remoto encara diariamente.

Visto que eliminá-los é impossível, o plano é minimizar o impacto desses fatores. Para tanto, experimente tomar as medidas listadas abaixo:

  • Converse com os moradores sobre os horários e/ou momentos em que você não gostaria de ser incomodado e explique a importância de seu trabalho e/ou estudos.
  • Desligue o celular ou desabilite as notificações nas horas dedicadas ao estudo ou trabalho. Estabeleça horários específicos para checar o celular, caso necessário.
  • Observe quais são os momentos mais silenciosos do dia e tente organizar sua rotina com base neles.
  1. Adicione uma trilha sonora

Crie uma playlist de música clássica ou instrumental do seu gênero musical favorito para ouvir enquanto trabalha ou estuda.

Essa é uma tática duplamente efetiva, pois além de mascarar as interferências sonoras, um dos benefícios de ouvir música é a potencialização do foco e da concentração.

Pequenas ações como as apresentadas aqui têm o potencial de transformar sua rotina. Compartilhe conosco se já conhecia alguma delas ou se possui sugestões de dicas para um dia mais produtivo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.

Categorias:
Notícias