Confira algumas atitudes simples que podem aumentar seu nível de produtividade nas tarefas escolares e de home office.
Na mesma medida em que o “novo normal” permitiu que certos hábitos pudessem ser retomados, como atividades presenciais nas áreas de educação, lazer, etc., o pós-pandemia deixou um legado de novas práticas que vieram para ficar.
O trabalho remoto, ou home office, e os cursos e videoaulas à distância fazem parte das medidas adotadas em virtude da pandemia do COVID-19 que devem continuar a fazer parte da realidade dos brasileiros.
O modelo de trabalho remoto, por exemplo, foi bem aceito entre gestores e empresários. Segundo pesquisa citada pela CNN Brasil, do total de 300 líderes de empresa entrevistados, 74% são a favor da implementação de equipes compostas por colaboradores em regime presencial e em regime remoto.
O cenário vantajoso para gestores e para a parcela dos funcionários que apreciam trabalhar em casa também traz alguns desafios como manter o foco e os níveis de produtividade diante das tarefas inerentes à vida doméstica. O mesmo é válido para estudantes.
Para lidar com tais dificuldades, implementar determinadas atitudes na rotina de estudo e de trabalho pode trazer resultados positivos. Confira algumas delas a seguir.
Aumente a produtividade em casa com 5 medidas simples
Se você estuda e/ou trabalha no mesmo ambiente em que mora, experimente adotar essas estratégias de produtividade:
- Organize sua rotina de trabalho
Imagem: Freepik | EdrawMax
A adição de novas tarefas à rotina ou ao fluxo de trabalho é algo corriqueiro para colaboradores em regime de home office. Para incorporar as novidades de forma mais efetiva e fácil, é interessante utilizar recursos de visualização como diagramas e fluxogramas.
Eles são quadros que permitem o planejamento e a organização das etapas necessárias para realização de projetos, tornando-as mais “palpáveis” ao representá-las visualmente.
Mesmo quem nunca criou um fluxograma pode experimentar essa técnica de ordenar ideias e tarefas. Basta aproveitar um software de fluxograma, como o EdrawMax, que fornece uma vasta gama de modelos prontos para serem personalizados de acordo com a necessidade do usuário.
Em adição, o software disponibiliza uma biblioteca com símbolos, elementos importantes para construir um diagrama ou fluxograma com apelo visual e, consequentemente, útil.
Uma dica é utilizar símbolos com cores e formas diferentes para representar as etapas principais ou urgentes do fluxo de trabalho. Essa estratégia também serve para criação de planos de estudos e outros fins educacionais.
- Vista-se para trabalhar ou estudar
A dica pode parecer esquisita, porém o conceito é simples: vestir-se como se fosse trabalhar presencialmente ou ir assistir à aula na faculdade.
Isso porque permanecer de pijamas enquanto estuda ou realiza as tarefas do trabalho é uma atitude que não contribui para a criação de uma rotina benéfica, tampouco para o início de um dia produtivo.
O ideal é começar o dia da forma mais próxima possível à rotina de trabalho ou estudo normal. Portanto, se o hábito era despertar, tomar café, vestir uma roupa casual e ir para o trabalho, tente fazer isso em casa.
- Abrace a tecnologia
Retomando a adoção de recursos tecnológicos abordada na primeira dica, além de criar diagramas e fluxogramas, um software de organograma e de outras ferramentas como mapas mentais, infográficos,etc. pode facilitar a prática de estudo e trabalho em casa.
Aplicativos para dispositivos móveis focados em produtividade, organização de datas e eventos também são bem-vindos para facilitar a rotina de quem faz home office ou ensino à distância.
- Minimize as distrações
Barulhos externos, interrupções feitas por familiares e todas as distrações presentes no mundo virtual são obstáculos que todo estudante ou trabalhador em regime remoto encara diariamente.
Visto que eliminá-los é impossível, o plano é minimizar o impacto desses fatores. Para tanto, experimente tomar as medidas listadas abaixo:
- Converse com os moradores sobre os horários e/ou momentos em que você não gostaria de ser incomodado e explique a importância de seu trabalho e/ou estudos.
- Desligue o celular ou desabilite as notificações nas horas dedicadas ao estudo ou trabalho. Estabeleça horários específicos para checar o celular, caso necessário.
- Observe quais são os momentos mais silenciosos do dia e tente organizar sua rotina com base neles.
- Adicione uma trilha sonora
Crie uma playlist de música clássica ou instrumental do seu gênero musical favorito para ouvir enquanto trabalha ou estuda.
Essa é uma tática duplamente efetiva, pois além de mascarar as interferências sonoras, um dos benefícios de ouvir música é a potencialização do foco e da concentração.
Pequenas ações como as apresentadas aqui têm o potencial de transformar sua rotina. Compartilhe conosco se já conhecia alguma delas ou se possui sugestões de dicas para um dia mais produtivo.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.