The Notícia

5 dicas e truques para deixar seu smartphone mais rápido

eu celular está travando ou apresenta lentidão? Confira o que você pode fazer para resolver esse problema sem trocar de aparelho.

Um dos problemas mais comuns dos usuários de smartphones, sejam eles com sistema operacional Android ou IOS, é a lentidão apresentada pelo aparelho após alguns meses de uso.

Afinal, quem nunca se irritou ao não conseguir acessar um aplicativo rapidamente? Ou ao demorar minutos para encontrar um determinado arquivo porque o celular não parava de travar?

Nesse artigo, vamos explorar formas de “acelerar” o funcionamento do seu smartphone para reduzir travamentos e tornar o uso mais agradável.

5 dicas para reduzir a lentidão do seu smartphone

Quando reiniciar o smartphone não dá conta de acabar com a lentidão, é preciso tomar outras medidas para ajudar o aparelho a funcionar melhor e mais rapidamente. Confira algumas delas a seguir:

  1. Apague ou faça o backup de arquivos

O excesso de arquivos (músicas, fotos, vídeos virais etc.) e aplicativos no celular é um dos vilões que deixam o aparelho “pesado” e lento. O motivo é a sobrecarga da memória interna que prejudica o desempenho do aparelho.

A medida mais eficiente para lidar com isso é apagar arquivos e aplicativos pouco utilizados ou transferi-los para outro dispositivo, como o computador ou notebook, a fim de poder acessá-los quando preciso.

O processo de transferência pode ser feito manualmente por meio do cabo USB do aparelho ou com o auxílio de softwares de transferência de arquivos, como o MobileTrans, que além de transferir dados entre celulares, permite o backup de arquivos e aplicativos no computador.

Ao utilizar o software, selecione quais arquivos — desde fotos, músicas até contatos e registros de chamadas — e aplicativos podem ficar seguros no computador e serem deletados no celular para deixá-lo mais leve e rápido.

  1. Mantenha o aparelho atualizado

As atualizações do sistema operacional costumam trazer soluções de problemas e melhora de performance.

Por isso, é essencial manter a atualização do software em dia. Nos casos dos aparelhos Android, você pode conferir se há atualizações disponíveis ao acessar “Configurações”. Feito isso, busque por “Sistemas e atualizações” e selecione “Atualização do software”.

Para os proprietários de dispositivos IOS, os passos são semelhantes: acesse “Ajustes” e escolha a opção “Geral” e depois “Atualização de Software”.

  1. Limpe a sua tela inicial

Widgets e ícone de aplicativos na tela inicial podem servir como atalhos úteis para facilitar o acesso a determinadas funcionalidades do celular. Porém, eles também são os vilões que contribuem para a lentidão do aparelho.

Isso porque, sempre que você acessa a tela inicial, o smartphone tem de carregar todas essas informações, o que leva a travamentos, por exemplo.

Dessa forma, quanto menor for a quantidade de ícones e widgets na tela inicial, melhor será o desempenho do dispositivo

  1. Experimente as versões lite dos aplicativos

A variação “lite” de um aplicativo é uma versão alterada para ser mais leve e, portanto, ocupar uma quantidade menor de memória e exigir menos do aparelho em termos de performance.

Muitos aplicativos utilizados diariamente, como Facebook, Messenger, Twitter, Spotify, Uber e Instagram, possuem uma versão lite projetada, principalmente, para dispositivos mais antigos e com processadores pouco potentes.

  1. Restaure o seu dispositivo

Caso nenhuma das dicas anteriores amenize a lentidão do aparelho, é interessante restaurá-lo para retornar às configurações de fábrica originais, ou seja, o estado em que ele se encontrava quando você o comprou.

Pense nessa ação como uma limpeza completa de tudo o que estava armazenado no celular. Desde os arquivos até aplicativos serão apagados, por isso, é necessário realizar o backup das conversas do Whatsapp, por exemplo, se você deseja acessá-las após o processo.

Felizmente, há uma série de tutoriais sobre como fazer backup do whatsapp no google drive no iphone 13 e outros modelos da Apple, assim como em celulares da Samsung e de outras marcas disponíveis na internet.

Sinais que você deve trocar de smartphone

Segundo uma pesquisa conduzida pela Google e divulgada pela Exame, a busca por um dispositivo mais sofisticado é o que motiva 49% dos brasileiros a comprarem um novo smartphone.

Se os problemas de lentidão persistirem mesmo após a restauração e demais dicas, isso pode indicar que chegou a hora de você fazer parte dessa porcentagem.

Porém, além da lentidão irreparável, outros sintomas também devem fazer com que você considere a compra de um novo dispositivo.

O aquecimento, sobretudo quando o aparelho não está sendo utilizado, indica que ele não está mais apto a entregar uma boa performance e deve ser substituído.

A vida útil da bateria também aponta as condições de saúde do smartphone. Se apenas algumas horas de uso são o suficiente para esgotar as reservas de energia do aparelho, considere trocá-lo por outro.

Capacidade de armazenamento interna incompatível com as necessidades de uso e a falta de recursos que você considera importantes são elementos que, assim como os explorados acima, merecem sua atenção no momento de cogitar a compra de um smartphone novo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Braziliense.

Categorias:
Notícias